O Laudo de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Laudo de Para-Raios). Tem como finalidade verificar as condições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e propor as medidas necessárias para correção.
Deve ser elaborado por profissional capacitado e habilitado como um engenheiro eletricista ou eletrotécnico com o devido registro no seu respectivo conselho de classe, CREA – Conselho Regional dos Engenheiros e Agronomia ou CFT – Conselho Federal do Técnicos, mediante inspeção no local e conforme as exigências regulamentares.
Conhecido como Laudo de Para-raios, o Laudo de SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas tem a finalidade de verificar as condições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e propor as medidas necessárias para correção, caso haja necessidade.
A NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, determina as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, o SPDA.
O SPDA é um sistema bem estruturado que tem o objetivo de proteger contra a incidência direta dos raios a edificação, estruturas, equipamentos e pessoas que se que se encontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção imposta pelo SPDA instalado.
Para garantir a segurança da edificação o SPDA deve estar funcionando adequadamente assegurando que se realize inspeções e manutenções periódicas conforme as recomendações do Laudo de SPDA, de acordo com a estrutura e finalidade da edificação em atendimento à NBR 5419 e NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade