AET

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

Laudo Ergonômico

Conhecido por Laudo Ergonômico e Análise Ergonômica do Trabalho – AET. O objetivo é de avaliar as condições do trabalho em relação às características psicofisiológicas dos trabalhadores e propor recomendações, caso necessário, de modo a oferecer a melhoria do conforto, do bem-estar dos empregados e da eficácia de suas atividades de forma contínua e integrada.

Continue lendo...

As determinações da NR 17 se aplicam a todas as situações de trabalho relacionadas ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, às condições de conforto no ambiente de ocupacional e à própria organização do trabalho.

Devem ser identificados os perigos e planejar as medidas de prevenção necessárias através da Avaliação Ergonômica Preliminar – AEP das situações de trabalho. Esta avaliação deve oferecer subsídio para a implementação das medidas de prevenção e adequações que se façam necessárias.

A AEP precede a AET a qual deve ser realizada quando houver a necessidade de uma avaliação mais aprofundada da situação, quando as ações da avaliação preliminar forem inadequadas ou insuficientes, quando sugerida no PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional ou quando indicada causa relacionada às condições de trabalho na análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A AET – deve abordar condições de trabalho e seguir as etapas conforme determinação, tais como as recomendações para as situações de trabalho analisadas e a descrição e justificativa do método utilizado, não estando ligado a simples utilização de técnicas e ferramentas específicas e sua identificação dos perigos e avaliação dos riscos devem integrar o inventário de riscos do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

Saiba sobre Laudo de Ruídos

laudo-de-analise-ergonomico